A Mullen Technologies foi fundada em 2014, quando o seu CEO, David Micheri, comprou e fundiu duas startups não tão bem sucedidas – a Coda Automotive (que produzia sedans eléctricos compactos) e a Mullen Motor Cars (que produzia carros desportivos eléctricos semelhantes ao Tesla Roadster). Nos anos que se seguiram, Micheri continuou a comprar e a incorporar na Mullen empresas em fase de falência, nomeadamente a Bollinger e a ELMS, enquanto a própria Mullen quase não fabrica automóveis e tem uma má reputação. No ano passado, a empresa construiu 154 camiões eléctricos Mullen Three na sua fábrica em Tunica, Mississippi, dos quais 141 já foram enviados aos clientes.
A linha comercial será o pilar da Mullen nos próximos anos, mas ainda não há modelos de automóveis de passageiros prometidos no mercado.
O primeiro automóvel de passageiros da Mullen deveria ser um supercarro elétrico GT baseado no Qiantu K50 da China: estava previsto entrar no mercado dos EUA em 2021, mas devido a um conflito com o parceiro chinês, este plano foi cancelado. Em 2022, a empresa de análise independente Hindenburg Research publicou um inquérito contundente sobre Mullen, que sugeria que David Micheri era um burlão que não tinha pago à empresa chinesa Qiantu Motor o dinheiro que lhe tinha sido prometido. No ano passado, o gabinete de imprensa da Mullen afirmou que todas as divergências com a Qiantu Motor tinham sido resolvidas, mas que o carro original estava a aguardar modernização. O Mullen GT atualizado ainda não foi apresentado – portanto, não se sabe quando chegará ao mercado, se é que chegará.
Por sua vez, o primeiro protótipo do crossover elétrico Mullen Five com um preço inicial de US $ 55.000 foi mostrado no outono de 2021 no Los Angeles Auto Show, sua produção deveria começar no final de 2023, mas não começou. Agora a empresa promete começar a produzi-lo nos próximos dois anos, e ontem na CES, o esportivo Mullen Five RS fez sua estreia. O preço do Mullen Five RS ainda não foi anunciado, com a produção definida para começar provisoriamente no final de 2025, com as remessas de clientes começando em algum momento durante 2026. O Mullen Five RS é muito remotamente semelhante ao Mullen Five, e a impressão é que os dois carros são diferentes: têm proporções diferentes, “ópticas” diferentes, berlinas diferentes e equipamento técnico diferente.